o0o A Companhia de Artilharia 3514 foi formada/mobilizada no Regimento de Artilharia Ligeira Nº 3 em Évora no dia 13 de Setembro de 1971, fez o IAO na zona de Valverde/Mitra em Dezembro desse ano o0o Embarcou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Província do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos em 72/73 ao BCav.3862 e em 73/74 ao BArt.6320 oOo O efectivo da Companhia era formada por 1 Capitão Miliciano, 4 Alferes Mil, 2 1º Sargentos do QP, 15 Furriéis Mil, 44 1º Cabos, 106 Soldados, num total de 172 Homens, entre os quais 125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

quarta-feira, 22 de maio de 2019

14º Convívio Alenquer 2019

Quinta do Canavial em Alenquer
O 14º Convívio da Cart.3514 realizou-se no passado dia 19 de Maio em Alenquer, pelo nosso camarada e amigo, Fernando Carrusca e pela família, Margarida e as Filhas, anfitriões e organizadores desta nossa festa, a quem agradecemos a simpatia e disponibilidade sempre presente e felicitamos pelo excelente ambiente de festa, nesta bonita  vila, situada na transição da serra para a lezíria. Esta urbe  terra de Damião de Góis, construída  nas colinas a sul da serra de Montejunto, ostenta o título de vila presépio desde 1968, obra de  Álvaro Duarte de Almeida, composto de figuras gigantes, algumas com mais de seis metros de altura. A Museologia é vasta, com o Museu Damião de Góis,  Castelo, Palácio, Convento e a ruína imponente da antiga Fábrica de Lanifícios Tejo,  inaugurada em 1889, que impressiona apesar da sua vetustez, á espera de voltar a brilhar no contesto arquitectónico.
Região vinícola  por  excelência onde predominam  alguns dos néctares mais conhecidos da região do Ribatejo como a Quinta de Pancas, do Rocio e do Chocapalha, mas também terra de cereais e azeite. Na gastronomia o carneiro guisado, a tiborna,  o turricado, o sarrabulho são pratos típico de eleição. Na doçaria, os bolos de ferradura, arrobe e as brindeirinhas de Nossa Senhora da Piedade e de Santa Quitéria são património conventual que se perde no tempo. Na Idade Média, a carne de toiro cozida, em água e vinagre, acompanhada de pão servida aos pobres, nos bodos do Espírito Santo, são uma tradição secular que se perde no tempo.  Este ano o local do encontro foi o parque do Quartel dos Bombeiros Voluntários locais, pelas dez horas da manhã, comparecendo à chamada 32 companheiros, um dos quais pela 1ª vez ao fim de 45 anos (Joaquim Manuel Leal dos Santos, antigo Sold.Ap.Mort. do 2º Gr. da Cart3514)  num total de setenta e tal participantes, com muitos abraços, muitas recordações e palavras de ocasião, ás onze rumamos  ao Museu, João Mário Ayres d'Oliveira, para um colóquio e visita guiada pelo Mestre, ao seu espólio sobre pintura, escultura e  arte figurativa. Seguimos para a Quinta do Canavial onde nos esperava o já tradicional almoço de confraternização para repor energias, no hall relvado, um buffet recheado de iguarias, rissóis, croquetes, presunto, queijos e grelhados, acompanhados duns brancos e tintos com muita animação, seguiu-se um belo almoço de bacalhau recheado e um arroz à valenciana, seguido de doces, cafés, digestivos, depois as memórias e as histórias passadas no leste e  um pezinho de dança, fizeram da tarde um momento aprazível, a finalizar como manda a tradição, o bolo o champanhe, o hino da Cart, um abraço apertado.
Adeus até ao meu regresso

1 comentário :

  1. Caros Amigos e Camaradas:
    Com muita alegria e satisfação estou a apreciar a foto que ilustra este Blogue, respeitante ao Convívio/2019 e a notar que, de um modo geral, estão todos com um excelente aspecto. Reitero o meu pesar por não ter sido possível estar convosco mas,como sou realista, sei que as coisas não são como quereríamos que fossem,mas sim como têm que ser.
    Para todos vai um abraço do Camarada e Amigo,
    Botelho


    ResponderEliminar