o0o A Companhia de Artilharia 3514 foi formada/mobilizada no Regimento de Artilharia Ligeira Nº 3 em Évora no dia 13 de Setembro de 1971, fez o IAO na zona de Valverde/Mitra em Dezembro desse ano o0o Embarcou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Província do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos em 72/73 ao BCav.3862 e em 73/74 ao BArt.6320 oOo O efectivo da Companhia era formada por 1 Capitão Miliciano, 4 Alferes Mil, 2 1º Sargentos do QP, 15 Furriéis Mil, 44 1º Cabos, 106 Soldados, num total de 172 Homens, entre os quais 125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

sábado, 9 de agosto de 2014

Historial da Unidade..!!

No convívio Penacova-2014, tive a oportunidade de aceder ao historial da companhia em suporte de papel dactilografado, pelo então secretário adjunto  do nosso CMDT da Cart3514 que periodicamente lhe transcrevia a informação mais relevante sobre a  actividade operacional da companhia em toda zona envolvente, que julgo ser interessante do ponto de  vista documental, apesar de conter algumas lacunas de ordem operacional no tempo e no espaço.
.
..É um documento que  retrata de forma singular o passado da companhia durante os mais de dois anos de comissão, abordando as baixas, as evacuações por incapacidade, doença e acidente, a designação substantiva do "nome" das operações que desconhecia,  a actividade cívica, em torno da escola regimental no ensino primário escolar de muitos camaradas, que às letras não tinha tido acesso. Na disciplina uma dezena de punições, que ninguém alguma vez cumpriu, mas também muitos louvores, para os que mais se distinguiram, no aprumo, no respeito, na lealdade e na camaradagem. Para acessar o documento no seu todo, clicar no seguinte  link:
https://sites.google.com/site/luanguinga/historialcart.pdf 

1 comentário :

  1. Parabéns por teres conseguido publicar o historial da nossa companhia. Abraço

    ResponderEliminar