o0o A Companhia de Artilharia 3514 voou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Provincia do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos ao BCav3862 e depois ao BArt6320 oOo O Efectivo da Companhia era composto por 172 Homens «125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Chana do Rio Luce

Imagem enviada por César Correia


Imagem magnifica da ligação rodoviária entre Gago Coutinho e Ninda, atravessando a chana do rio Luce, ainda em fase de construção. Tivemos aqui dois sub-destacamentos em épocas diferentes, um em cada margem, junto à mata. Recordo-me de bons momentos aqui passados, havia muita caça ao longo desta grande chana que ladeava este pequeno rio, mas à noite as melgas eram um pesadelo. Pela manhã habitualmente iamos até à ponte dar um mergulho, era o único local com acesso ao rio, de menina a tira colo como sempre. Certo dia depois dum belo banho, regressávamos ao destacamento, e damos de caras com uma matilha de mabecos, vindo estrada abaixo, paramos indecisos com a situação, e os animais em formação cerrada continuaram a sua marcha na nossa direcção, tivemos de abrir fogo, só depois de termos abatido um deles, desarvoraram cada um para seu lado a toque de chumbo.
Mas também recordo com tristeza um fim de tarde de Agosto de1972 em que fui incumbido de vir ao Rio Luce onde estava o 2º pelotão, trasladar para G. Coutinho o corpo do nosso camarada 1º Cabo Joaquim Pedro Ricardo (Natural de Chanca - Sobral da Abelheira no concelho de Mafra) que aqui perdeu a vida num estúpido acidente.
Adeus até ao meu regresso

Sem comentários :

Enviar um comentário