o0o A Companhia de Artilharia 3514 foi formada/mobilizada no Regimento de Artilharia Ligeira Nº 3 em Évora no dia 13 de Setembro de 1971, fez o IAO na zona de Valverde/Mitra em Dezembro desse ano o0o Embarcou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Província do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos em 72/73 ao BCav.3862 e em 73/74 ao BArt.6320 oOo O efectivo da Companhia era formada por 1 Capitão Miliciano, 4 Alferes Mil, 2 1º Sargentos do QP, 15 Furriéis Mil, 44 1º Cabos, 106 Soldados, num total de 172 Homens, entre os quais 125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

domingo, 25 de julho de 2010

Memórias do Nengo (3)

Caros Camaradas e Amigos "Panteras Negras":
Após cerca de um mês de ausência deste local de confraternização e renovação de laços de camaradagem, deu-me uma vontade irreprimível de voltar ao vosso convívio para renovar esta salutar convivência , através deste meio que, à falta de melhor, serve perfeitamente para o fim em vista. Para além disso, serve também este contacto para recordarmos e revivermos em conjunto, certas pessoas e factos ocorridos já há umas bem preenchidas três décadas que bem próximas estão de serem quatro!... Tanto é assim que, às vezes ponho-me a pensar nisso e digo cá para mim:- "Parece impossível já ter passado tanto tempo sobre estes acontecimentos!..." Pois é assim mesmo, uma vez que tenho a sensação de que não se passaram há tanto tempo quanto o que, de facto, já se passou!...É um facto sabido por toda a gente que o tempo se esgota com tal velocidade, semelhante àquela com que se escoa por entre os nossos dedos, um punhado de areia seca que apanhamos num areal!...E quanto mais quisermos segurar e agarrar a areia, mais depressa ela se escapa da nossa mão!... Mas isto está a descambar para a filosofia e não é essa a minha intenção!...
Recordar!...Viver!... É essa sim, a minha idéia inicial e é isso o que, de facto, me proponho fazer.
E então, comecemos: Este meu "post" pretende localizar-nos num lugar concreto e definido como é aquele que a fotografia que anexo documenta expressamente: Local: Sede da CArt 3514, no Nengo, especificamente, à porta de acesso à Secretaria, meu local habitual de trabalho naquela época. A data, francamente, não sei precisá-la em concreto, mas poderei dizer sem errar que deve estar abrangida entre os anos 72/74, uma vez que a areia no chão não está nada compactada, as plantas do jardim ou são muito novas ou já estão em segunda cultura, a caixa do correio ainda não está colocada ao lado da porta e mais ainda, a cor das peles dos figurantes ainda não estão muito "queimadas" e todos estes sinais apontam ,quase que de certeza, para o ano de 72, nos primeiros dias da chegada do Comando ao Nengo!... Mas se houver qualquer outro elemento da CArt que tenha opinião diversa da minha não tenho qualquer objecção a fazer e aceitarei, de boa vontade, uma outra opinião, pois não tenho pretensões de dogmatismo sobre seja que assunto for!... Continuando com o tema da foto, o meu acompanhante é de todos sobejamente conhecido, mas, por causa das dúvidas e porque às vezes, nunca se sabe!...(Bem!...Estou a brincar!...) Quem não se lembra do meu "braço direito", do meu "Escriba", do nosso Carrusca!Se bem que, é claro, está bastante diferente do actual, pois este tem menos cabelo e mais barriga!...O daquele tempo, o que aí está, tem mais aspecto de "esparguete!...Bem!...Espero que ele não fique "danado" comigo por esta "brincadeira", pois isto não passa disso mesmo!...
Parece que estou a entusiasmar-me com a escrita e quase a exceder os limites que se impõem e a correr o risco de me tornar excessivamente pesado e maçador o que não é, de facto, a minha intenção.
Por isso encerro este meu arrazoado, enviando cordiais saudações para os colaboradores deste Blogue e familiares, todos os "Panteras Negras" e familiares e ainda aos eventuais visitantes, onde quer que se encontrem.
Finalmente, um até breve com um abraço para todos do Camarada e Amigo, Botelho

1 comentário :

  1. Camarada Botelho, sempre com recordações do nosso tempo que por acaso também me lembro porque estava lá nessa altura. Já agora aproveito para te lembrar que a filha do nosso amigo Carrusca vai-se casar este fim de semana. Um forte abraço do amigo das "chaves e segredos" Paulo Ribeiro

    ResponderEliminar