o0o A Companhia de Artilharia 3514 voou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Provincia do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos ao BCav3862 e depois ao BArt6320 oOo O Efectivo da Companhia era composto por 172 Homens «125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Memórias do Nengo (2)

Lendo eu memórias do Nengo e olhando a fotografia do Botelho e a seguir lendo o comentário do Carvalho não concordo com algumas coisas. Vou ver se vos coloco no tempo.
A foto do Botelho foi tirada no Quimbo dos mecânicos, e o camarada ao lado não me lembro o nome dele.
Quanto ao comentário do Carvalho, não está correcto apesar da sua perspicácia aos pormenores.
Junto uma fotografia do meu espólio para verem que todos os pormenores de uma são iguais aos da outra, ( ferro de engomar, as mesmas malas, a roupa dependurada, posição da cama ) só que os actores são outros, eu e o Gonçalves mecânico, em 17/02/1973.
Quanto a outros dois pormenores, as botas limpinhas e espelhadas, o Botelho sempre foi assim, o bigode quando nos viemos embora o Botelho não tinha bigode, mas estes pormenores ninguém melhor do que ele para tirar as dúvidas.
1 de Julho de 2010
João  Medeiros

2 comentários :

  1. Á de facto um erro cronológico e fisico no meu comentário á foto do Botelho, que reconheço depois de uma avaliação comparativa, o local não é o kimbo dos furriéis talvez o dos metralhas (mecãnicos), eu só me recordava das paredes forradas com esteira no nosso kimbo, afinal havia mais, mas a posição das camas e da janela não conrespondem á planta do nosso kimbo, dai a observação do Medeiros. Em relação ao camarada que está ao lado do Botelho é o Pedro do PAD.2285, que passaram no Nengo um domingo a convite do Duarte e Compª, no principio de 73 pois eles acabaram a comissão em Maio desse ano. Aliás num artigo publicado no blog em 9 fevereiro de 2009, está uma foto em grupo com a rapaziada do 2285, que eu julgava ter sido tirada no nosso kimbo.
    um abraço

    ResponderEliminar
  2. Medeiros:
    Tens muita razão nas tuas observações ao meu "coment"!...De facto, a minha memória já tem algumas falhas e a verdade é que, se não esclareces "a verdade dos factos", continuaria convencido da opinião que manifestei no meu "post". Assim, dou a mão à palmatória e reconheço a minha falha neste aspecto. O que me levou a duvidar das afirmações do Carvalho sobre as minhas botas e o bigode, tens igualmemte razão, pois eu sempre primei por ter uma apresentação razoável!...Relativamente ao bigode, esse pormenor rebate completamente o "coment" do António Carvalho, ao dizer que a foto tinhas sido tirada na altura do regresso à Metrópole e por uma razão muito simples. Aquele ornato era "clandestino" e só poderia usá-lo no "mato", uma vez que tal não constava no meu BI e, por isso mesmo, não poderia usá-lo em qualquer outro local em que tivesse de identificar-me, como por exemplo, em qualquer cidade(Luanda ou Lisboa ou até mesmo no Luso, não obstante ter lá ido mensalmente para ir buscar os vencimentos do pessoal).
    Portanto, a foto em causa foi, como dizes, tirada nos "Mecânicos", no mês de FEV73, data de que, na realidade, não fazia a mínima idéia nem de tal me recordava.
    Repostos os factos, envio cordiais saudações ao Medeiros e ao Carvalho, com um abraço para os dois, do Camarada de Amigo,

    Botelho

    ResponderEliminar