o0o A Companhia de Artilharia 3514 foi formada/mobilizada no Regimento de Artilharia Ligeira Nº 3 em Évora no dia 13 de Setembro de 1971, fez o IAO na zona de Valverde/Mitra em Dezembro desse ano o0o Embarcou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Província do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos em 72/73 ao BCav.3862 e em 73/74 ao BArt.6320 oOo O efectivo da Companhia era formada por 1 Capitão Miliciano, 4 Alferes Mil, 2 1º Sargentos do QP, 15 Furriéis Mil, 44 1º Cabos, 106 Soldados, num total de 172 Homens, entre os quais 125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

domingo, 12 de junho de 2011

Falta ao Convívio/CArt 3514-2011

Angola 1966
Caros Amigos e Camaradas:
Após um prolongado período de silêncio e ausência da minha parte nestas andanças literárias, eis que aqui estou de novo de regresso ao nosso Blogue por, embora não sendo necessário justificar a minha falta, eu achar que vos devo uma explicação pela minha não comparência ao convívio da Cart 3514, que este ano se realizou sob a direcção do nosso camarada Dinis, na terra da sua naturalidade, Arganil, coadjuvado pelos camaradas Oliveira, passado dia 28 do mês findo. Sucedeu que, precisamente nesse dia, foi realizado no Restaurante Pastilha & Filhas, em Reguengos do Fetal, Batalha, um convívio para qual já há 44 anos andava a ser “puxado”, sem que, por diversas razões de força maior, me tivesse sido possível aderir e que se tratava de um evento que envolvia os meus camaradas que me acompanharam na minha primeira comissão de serviço a Angola, integrado na CArt 785/BArt 786-RAP-2, nos anos de 1965-67. Poder-se-á acrescentar que foram eles os primeiros a convidar-me para este convívio e foram eles que ganharam o concurso da minha presença. Por outro lado haveria também a impossibilidade de estar em dois lugares ao mesmo tempo e, por isso, optei pelos mais antigos e em lista de espera há mais tempo. Pela minha falta ao vosso convívio, apresento as minhas desculpas. Embora fora do contexto deste Blogue, mas com opinião favorável do Blogmaster, que achou não haver inconveniente em tal, vou anexar a este post uma imagem referente à minha primeira Comissão e que me representa quando eu tinha os meus 29 anos de idade (já lá vão 45 longos anos) e muito boa saúde!...Para o próximo convívio da Cart 3514, em Évora, como é meu hábito, não faço promessas que é para não faltar. A seu tempo e conforme for decorrendo a minha saúde e disposição para sair do aconchego da minha casa, direi algo ao organizador do evento e ver também se consigo, antecipadamente, alguém que me dê uma boleia da portagem da Ponte 25 de Abril até ao Alentejo. Entretanto, hei-de ir aparecendo de vez em quando por este espaço, para ir dando algumas notícias. Quero ainda dizer que, apesar de ter perdido este ano, com bastante pesar meu, o convívio dos Panteras Negras, gostei muito de ter tido a oportunidade de encontrar-me com os meus camaradas mais velhos, que já não via, a maioria deles, há uns 44 longos anos. Não quero alongar-me mais neste post e, por isso, vou terminar enviando cordiais saudações para o Blogmaster, restantes colaboradores, Panteras Negras e familiares e ainda aos eventuais visitantes deste Blogue, onde quer que se encontrem. Até uma próxima oportunidade, que espero seja em breve.
Para todos um abraço do camarada e Amigo, Botelho.

Sem comentários :

Enviar um comentário