o0o A Companhia de Artilharia 3514 voou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Provincia do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos ao BCav3862 e depois ao BArt6320 oOo O Efectivo da Companhia era composto por 172 Homens «125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Arganil 2011

A Cart 3514 conviveu no passado fim de semana em Arganil, vila e sede de concelho, encravada na Serra do Açor, numa região de grande beleza, muito fértil em vegetação e cursos de água.
Área com vestígios dos povos primitivos e da ocupação romana, como atestam a Necrópole dos Moinhos de Vento e o Acampamento Militar Romano da Lomba do Canho.
A Vila é dona de um invejável Património, destacando-se no Centro Histórico a Capela de São Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Capela do Senhor da Agonia, ou o Pelourinho da Vila.
Na periferia, o Santuário de Nossa Senhora do Monte Alto datado do século XVI, situado a 500 metros de altitude,  na zona 
serrana do municipio, as aldeias tradicionais, plantadas nas encostas das serranias e vales da região, como Vila Cova de Alva, Benfeita e na rede “Aldeias de Xisto” Coja, Malhada Chã, Barriosa e Piódão, uma das mais bonita do País.
Este ano o convívio organizado pelos camaradas Victor Dinis, Manuel António Oliveira e Fernando Oliveira, na sua linda região, que nos receberam com a tradicional hospitalidade beirã, o ponto de encontro estava marcado para o parque municipal, depois no Monumento aos Combatentes, uma pequena cerimónia, com a deposição duma coroa de flores e um minuto de silêncio em memória dos nossos camaradas falecidos e aos que tombaram em nome da Pátria. 
Arganil 28 Maio 2011 - 1ª Alves Ribeiro, Santos Oliveira, Raul de Sousa, Paulo Ribeiro, Pereirinha, Matos, Ermendino Nunes, Parreirinha, Carvalho e António Duarte. 2ª César Correia, Ruivo, Costa e Silva, M. António Oliveira, Dinis, Eduardo Barros, Fonseca Marques, Carrusca, Ferreira da Silva, Dias Monteiro, Lopes Oliveira (Milo), Parreira, Pereira Rego, Gaspar, Neves Tavares, F. Pereira de Oliveira, A. Jacinto Carocinho (Beja), Mauricio Ribeiro, Serafim Gonçalves, Victor Melo, Augusto Pires, C. Porfirio Gonçalves e M. José Oliveira
Uma passagem na sede da Liga dos Combatentes e depois a peregrinação serra acima a caminho do Monte Alto para uma visita ao Santuário e ao miradouro, finalmente deslocamo-nos para o Restaurante, encastoado no meio ambiente, com uma vista magnifica da envolvente, no jardim circundante atapetado de relva, foi-nos servido um buffet de salgadinhos, rissóis, croquetes, enchidos vários, presunto, queijos e grelhados degustados com fresquíssimos brancos e verdes, depois das fotos de família um excelente almoço na acolhedora sala de jantar do complexo com musica do folclore local ao vivo, sobressaindo na ementa como prato principal a famosa chanfana, um saboroso pitéu beirão acompanhado dum encorpado tinto regional, depois, doces, cafés, digestivos em bar aberto, as histórias, as memórias, o companheirismo, as mensagens dos que não puderam estar presentes, os discursos, o bolo o champanhe, o Hino da Cart, o abraço apertado e o até para o ano em Évora.
Adeus até ao meu regresso

2 comentários :

  1. Estava tudo espectacular. O local era muito bonito.Tudo correu lindamente. Mas, há sempre um mas. Os fotografos desta vez, foram muito "forretas",salvo melhor opinião, não cederam as imagens, caso contrário, já estavam como de costume nos anos anteriores, à disposição de toda a gente,que não esteve presente em Arganil, neste Blog.
    Enfim, coisas!!!

    ResponderEliminar
  2. Uma pessoa que está nessa foto é minha conhecida, foi meu chefe na Renault - Cacia, estou a falar do Ant. Duarte.
    Também estive em Angola 1971/73 Um forte abraço a todos os combatentes, em especial para o Duarte do Ex-cabo padeiro C.C.3387 e colega de trabalho. http://www.prof2000.pt/users/secjeste/CCac3387/

    ResponderEliminar