o0o A Companhia de Artilharia 3514 voou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Provincia do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos ao BCav3862 e depois ao BArt6320 oOo O Efectivo da Companhia era composto por 172 Homens «125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Camaradas: PRONTO..!!


De: José da Cunha Ramalhosa
Para cart3514@gmail.com
20:20 (há 22 horas atrás)
Sexta-feira 12 de Fevereiro
pelas 8 horas PM (hora local nos USA) toca o telefone. Do outro lado da linha perguntaram-me,"alô, és o Ramalhosa, daqui fala o ex-furriel Carvalho da Cart.3514, lembras-te de mim, concerteza que sim, a surpresa foi enorme, a alegria imensa, ele falava comigo e eu com um grande nó na garganta não podia falar, essa foi a razão da nossa tão curta conversa, perdoa-lá Carvalho. Há muitos anos atrás, ainda a viver na terra dos cangurus (Austrália), tinha feito algumas tentativas para encontrar o Carrilho e o Medeiros através da lista telefónica via NET, sabia que um familiar chegado do Carrilho era funcionário da CP, naquela altura em Pinhal Novo salvo erro, não foi possível e nos Açores há uma grande comunidade de Moniz Medeiros, depois de vários telefonemas nunca acertei no alvo, acabando por desistir. Logo a seguir ao telefonema corri para a NET e durante muitas horas vi e revi todas as fotografias antigas e recentes, li e reli tudo, mas mesmo tudo ficando feliz e impressionado com a exactidão dos locais e datas. Parabéns a todos pelo óptimo trabalho. Quero também aproveitar para enviar condolências ás Famílias dos nossos camaradas já falecidos. Todo o meu espólio de então, encontra-se guardado religiosamente na minha casa em Portugal, vou fazer os possíveis para o trazer para cá, afim de cooperar com todos vós neste lindo trabalho com algumas crónicas.
Um grande abraço para toda a rapaziada.
Até breve
Ramalhosa.

5 comentários :

  1. Camarada e Amigo Ramalhosa:
    Já há tempos soube pelo nosso "investigador" Carvalho que tinhas sido "apanhado" por ele, aí para as bandas dos "States", algures a sul de Nova York, mas por via telefónica, o que agora é confirmado pelo teu "post" editado pelo mesmo Carvalho, que é o Administrador do nosso Blogue e eu sou apenas um "simples" colaborador, tal como os nossos camaradas: Monteiro, Soares e Correia.
    Se tiveres uma conta "gmail" poderás prestar uma optima colaboração ao nosso blogue,mas isso será um pedido que deverá ser feito pelo Carvalho e não por mim.
    Escusado será dizer que me encontro muito satisfeito pelo teu surgimento nos "horizontes" da CArt 3514, esperando que possas dar alguma colaboração e, se possível, ter a tua presença no próximo convívio/aniversário que,há cerca de uns 4 para 5 anos, se vem realizando anualmente e, de cada vez, com novos aderentes ao mesmo. Para mim, este será,se Deus quiser, o meu segundo convívio.
    Este está a ficar longo e, por isso, vou terminar enviando saudações cordiais a todos os restantes colaboradores deste Blogue, a todos os elementos da CArt 3514 e familiares e aos eventuais vistantes do mesmo, onde quer que se encontrem.
    Para ti, um abraço do Camarada,
    Botelho

    ResponderEliminar
  2. Adenda ao "coment" anterior:
    Faltou mencionar como colaborador deste Blogue o camarada Arlindo Sousa.
    Um abraço.
    Botelho

    ResponderEliminar
  3. Amigo Ramalhosa.
    Estás perdoado, percebi que tinhas ficado atónito, como é que estes gajos me veem aqui descobrir..!! Eu que tive o prazer de te ter feito a praxe na tua chegada a Èvora, deves estar ainda lembrado, eu não me esqueci desse facto, o Bação emprestou-me os galões de tenente, para a brincadeira, mas tu espirraste e o caldo entornou logo, e a brincadeira ficou por ai, mas no outro dia começou uma longa amizade que a gente nunca mais vai esquecer.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Este é um blogue sério, mas tenham lá paciência!... Também pode e deve dar um ar da sua graça!...
    Já repararam que o nosso Administrador , está para este "Blogue da família dos Panteras Negras" como Cristo esteve para a família de Lázaro "(que me perdoem os mais teológicos e o próprio Carvalho, pela heresia e pela comparação)!!!.
    As "ressurreições" que ultimamente tem conseguido, obra da pertinácia constante, da vontade indomável de quem quer ver, ouvir ou saber de todos os camaradas dispersos pelas sete partidas desse mundo, é emocionante e altamente louvável!...
    Depois de tantos outros, agora a descoberta do paradeiro do nosso camarada Ramalhosa, minhoto de nascimento e cidadão do mundo por vivência, fez-me lembrar o episódio Bíblico que brevemente será festejado pela Igreja Católica. Dá mesmo a impressão de que, a exemplo do que fez Cristo, o nosso amigo Carvalho diz: Estás por aí? Levanta-te e anda, vai ver o Blogue e aparece na nossa festa para te abraçarmos!... Mas é um pouco isto que ele faz e consegue-o como ninguém!...Parabéns ,Carvalho!...
    Ramalhosa, em meu nome pessoal e de todos os nossos camaradas,que comungam do mesmo espírito, entra para o "reino da Cart 3514", pertences a esta família e tens cá o teu lugar!... Para ti o meu forte abraço de boas-vindas!... Esperamos por ti um dia destes!...**

    ResponderEliminar
  5. Mais palavras para quê? Está tudo dito pelos camaradas que assinaram os "post" que antecedem este. Que sejas bem-vindo ao nosso Blogue e à nossa Companhia.
    Um forte abraço

    ResponderEliminar