o0o A Companhia de Artilharia 3514 foi formada/mobilizada no Regimento de Artilharia Ligeira Nº 3 em Évora no dia 13 de Setembro de 1971, fez o IAO na zona de Valverde/Mitra em Dezembro desse ano o0o Embarcou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Província do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos em 72/73 ao BCav.3862 e em 73/74 ao BArt.6320 oOo O efectivo da Companhia era formada por 1 Capitão Miliciano, 4 Alferes Mil, 2 1º Sargentos do QP, 15 Furriéis Mil, 44 1º Cabos, 106 Soldados, num total de 172 Homens, entre os quais 125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Passagem de Ano 72/73



Nengo 72/73

Cá me têm de novo, desta vez para recordar um acontecimento ocorrido já há 35 anos, juntando um documento fotográfico dessa ocorrência que faz parte do currículo histórico da CArt 3514. A foto em questão foi tirada no refeitório das Praças junto ao “guichet” da Cantina e de certeza que foi tirada quando ainda se encontrava a responder pela Companhia o seu titular, 1ºSarg. M. Torres, um dos figurantes na mesma, pois que na passagem de ano seguinte, a de 73/74, ele já se encontrava há muito tempo fora da Companhia e adido, primeiro ao BCav3862 e depois ao BArt6320, que o rendeu, tendo ali ficado até ao fim da sua comissão. Em seguida, quero agradecer aos colaboradores e visitantes do Blogue que me presentearam com a surpresa inesperada de me darem os parabéns pelo meu aniversário. Estou, no entanto, com uma grande curiosidade de saber como conseguiram adivinhar a data de tal efeméride!...
Também pretendo manifestar a minha satisfação por ter constatado o efeito que este blogue provocou num descendente de um elemento da CArt que, por recomendação de seu pai, visitou o mesmo, tendo deparado com um documento fotográfico, em que figura o mesmo, com um saguim ao ombro. Trata-se do Carocinho Jr que, nos dá os parabéns pela iniciativa da criação e manutenção desta já consagrada “instituição” que, na minha modesta opinião, deverá ser mantida e até ampliada em número de colaboradores.
Com a presença do Arlindo Sousa, falta menos um!... Quero também comunicar que tive a grata surpresa de ter tido um contacto telefónico com o Fur Manuel Borrego Parreira com quem não falava desde que nos separámos em 74. Foi absolutamente inesperado!...
Por serem sobejamente conhecidos de todos, parece-me que não seria necessário nomear os figurantes no documento anexo mas, pelo sim, pelo não, lá vai: Em 1º.plano, o nosso Fur Enfº. Marques, em seguida, o nosso especial amigo Carvalho (a ele devo a minha admissão neste blogue, obrigado!), a seguir o 1ºSarg. Titular da CArt, Meira Torres, de “Boa Memória”, (como D. João II), depois o Alf. Costa e Silva, imediatamente a seguir, eu Botelho. Não consigo identificar o que está oculto, embora me pareça ser o Fur. Duarte e o último é o nosso Fur cantineiro Cardoso da Silva, se não estou em erro.
Para finalizar e não estar a prolongar muito, quero voltar a agradecer a todos, colaboradores e visitantes deste blogue, que me fizeram a surpresa de me felicitarem pelo meu aniversário e renovar para todos os meus sinceros desejos de que o ano de 2009, hoje iniciado, seja cheio das maiores venturas para todos, com muita concórdia, amor, saúde, sorte e “dinheiro para gastos”, como diziam uns antigos humoristas”Parodiantes de……..”.
Para todos, em geral, um grande abraço do amigo,
Botelho

1 comentário :

  1. Amigo Botelho recordo bem essa passagem de ano 72/73 e até lhe vou citar a ementa do almoço nessa segunda-feira, primeiro dia do ano de 1973. A sopa foi feijão com hortaliça e o segundo prato frango assado com batatas fritas, é o apontamento escrito numa missiva que eu enviei á minha namorada nessa data, confirmado na minha conrespondência dessa época. As bebidas essas estão á vista, nocal, cucas, verde lagosta, tinto e bagaceira.
    Carvalho

    ResponderEliminar