o0o A Companhia de Artilharia 3514 voou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Provincia do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos ao BCav3862 e depois ao BArt6320 oOo O Efectivo da Companhia era composto por 172 Homens «125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dest. da Latriteira do Mussuma

De César Correia

Destacamento da latriteira no rio Mussuma ficava situado na margem direita a jusante da picada G. Coutinho para Ninda, dava protecção a pessoas e equipamentos na exploração de latrite, utilizada na construção e compactação da sub-base da via rodoviária. Era um acampamento seguro, sem barreiras de protecção exterior, inserido dentro do arvoredo para resguardo do calor, a dois ou três kms de outro destacamento, na margem direita do rio junto á ponte, a uma dezena de kms de G. Coutinho, foi utilizado até ao principio do ano de 73.
Em baixo: Fonseca, Maik, Vilaça. Em cima: Correia Cruz, Santos, Alves, Ruivo e Resende
Luanguinga ano de 1972 - Imagem de alguns camaradas do 2º Pelotão em frente ao bar, ainda no inicio da comissão com poucas semanas de cacimbo no leste, mas pelo aspecto já bastante bem adaptados ao clima, aliás o Brás e a sua rapaziada ficaram inicialmente na sede da companhia, e julgo que foram os últimos a partir para o Mussuma depois do Comando da Companhia se instalar por alguns meses no quartel do Batalhão em Gago Coutinho, antes da partida para o destacamento base na colina do rio Nengo, em Agosto de 72 após a funcionalidade de algumas estruturas de apoio, instalações do Comando, Secretaria, Depósito de Géneros, Transmissões, Cozinha, Refeitório e Parque Auto.

Sem comentários :

Enviar um comentário