o0o A Companhia de Artilharia 3514 voou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Provincia do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos ao BCav3862 e depois ao BArt6320 oOo O Efectivo da Companhia era composto por 172 Homens «125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

quinta-feira, 26 de março de 2009

Lumbala Nguimbo

Do álbum de Manuel Dias Monteiro
Que nos cita: Imagem da rua principal de Gago Coutinho, à direita o estabelecimento Kitanga que comercializava de tudo um pouco desde alimentação, tecidos, vestuário, bijutaria, ferramentas agrícolas, combustíveis e artigos diversos, à esquerda a casa do Administrador do município e em frente um monumento em honra do navegador e aviador Carlos Viegas Gago Coutinho, que nos fins do século dezanove coordenou a demarcação da fronteira leste de Angola.

A Vila de Gago Coutinho era atravessada pela via rodoviária que ligava a capital do Moxico ao município dos Bundas, à comuna de Ninda e Chiúme e mais a sul ao município do Rivungo no Cuando Kubango. Em Abril de 72 aquando da nossa chegada ao leste, este troço urbano já era asfaltado, e a maioria das casas de Habitação, Comercio, Restauração, Administração Local e Policia, construídas em alvenaria situavam-se ao longo desta estrada, era o único local onde se podia andar com sapatinho à maneira, também era nesta "suposta avenida" que aos domingos ao final da tarde a comunidade local e a residente faziam os seus passeios e cortesias, aproveitando o fresco do final do dia e a rapaziada mais parecendo bicho do mato, ávidos por ver mulher branca, aproveitavam a paisagem para lavar a vista e carregar baterias, e então..!! Quando a filha do Administrador estava de férias lectivas, aquilo mais parecia o paredão da praia da Nazaré em pleno mês de Agosto.

2 comentários :

  1. Olá amigos

    A casa do administrador é a que está ao lado do monumento a Gago Coutinho?
    E que casas são as que estão na faixa direita da fotografia?
    Na foto vê-se o edifício da administração?
    Grato pela foto e antecipadamente grato pelos esclarecimentos.

    ResponderEliminar
  2. Não cheguei a conhecer a vila de Gago Coutinho (actual Lumbala Nguimbo) mas... conheço o feitiço da Terra dos Bundas. Um dia, os meus pais passaram ali, naquela rua larga e central e estiveram na casa do administrador enquanto se aprontavam para a dolorosa viagem de avioneta que os iria levar ao Hospital do Luso. É que o meu pai sofrera um ataque cardíaco. Depois, devido à doença, nunca mais voltou e nós também nunca mais voltámos àquela terra do fim-do-mundo mas que foi e será sempre na nossa memória o melhor canto do mundo.
    Rui Moio

    ResponderEliminar