o0o A Companhia de Artilharia 3514 voou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Provincia do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos ao BCav3862 e depois ao BArt6320 oOo O Efectivo da Companhia era composto por 172 Homens «125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

sexta-feira, 1 de maio de 2009

A Empatia dos Vinte Anos

Na messe do Nengo também reinava a boa disposição e alegria, com os camaradas César Correia, Inocêncio Carreira e João Medeiros acompanhando o Liberto Horta Rodrigues numa entrevista ao Jornal da Caserna. (Foto cedida por César Correia)

Ainda hoje tenho dificuldade em compreender a empatia e as relações de amizade criadas na idade dos vinte anos em África. Todos nós as fizemos ao longo da nossa existência, na escola, no local de trabalho, nas colectividades, no bairro da nossa residência, em locais de lazer e outros. Mas nunca como aquela “pura e dura” que construímos e cimentámos ao longo dos escassos dois anos e pouco que passámos juntos, nos momentos bons, maus e assim-assim da guerra colonial.
Mais de três décadas passadas, continuamos com a mesma simplicidade, a mesma linguagem, as mesmas alcunhas, as mesmas graçolas, as mesmas piadas, o mesmo escárnio sobre estórias, divergências e situações diversas vividas naquela época. Todos nós mudámos, evoluímos, envelhecemos, mas do espírito daqueles vinte anos, ainda vai existindo uma réstia em cada um de nós..!!
Adeus até ao meu regresso

Sem comentários :

Enviar um comentário