o0o A Companhia de Artilharia 3514 voou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Provincia do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos ao BCav3862 e depois ao BArt6320 oOo O Efectivo da Companhia era composto por 172 Homens «125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

domingo, 10 de maio de 2009

Lumbala Nguimbo

Elefantes e Leões aterrorizam camponeses da comuna de Sessa
Uma manada de elefantes está a destruir culturas agrícolas na povoação de Lucula, a 23 quilómetros da sede municipal dos Bundas (Lumbala-Nguimbo), província do Moxico, disse hoje, sexta-feira, à Angop o seu administrador, Augusto Júlio Kuando.
De acordo com Augusto Júlio Kuando, uma manada de elefantes com cerca de 30 animais e respectivas crias estão a devorar muitas lavras, situação que preocupa os camponeses e as autoridades locais.
O administrador disse que na presente época agrícola os camponeses esperavam uma boa colheita de milho, mandioca, amendoim (ginguba), massango, massambala, melancia, feijão e outros produtos agrícolas. Face à situação, o conselho municipal reuniu hoje para estudar a transferência dos 100 habitantes para uma localidade com maior segurança. Na comuna de Sessa, no mesmo município, camponeses deixaram de ir às lavras há um mês, devido a presença de leões que rondam as áreas de cultivo, indicou. “A população da comuna do Sessa está a passar dias difíceis sem alimentos”, lamentou o administrador, pedindo apoio para as comunidades.
noticia AngolaPress
nr: (A aldeia do Lucula fica situada entre Sessa e Chemboca na margem do rio Lucula, afluente que desagua na margem direita do rio Luanguinga muito próximo e a montante do local onde estava a sede da Cart3514.)

Sem comentários :

Enviar um comentário