quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Nesta data querida.....
Um abraço
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Reencontro
Neste ano de 2008, que está chegando ao fim, tive a agradável surpresa de primeiro, encontrar o Carvalho, por mero acaso, e depois ir vendo fotografias, lendo artigos, sabendo noticias de outros que, como eu, viveram uma etapa importante da sua vida ao serviço da Pátria em Angola, e que agora estamos espalhados pelos 4 cantos do mundo, mas que graças à internet podemos reatar o contacto. Desde os artigos antigos até às noticias mais recentes.... é um desfilar de imagens, memórias, saudades, emoções...enfim: vidas que se tocaram , afastaram e se voltam a cruzar,e em alguns casos, a tristeza de saber que alguns já nos deixaram fisicamente, mas que estarão sempre presentes, da maneira como nos conhecemos, como nos separámos há trinta e tal anos!Que suas almas descansem em Paz e que suas famílias saibam que camaradas de guerra guardam para sempre a memória de alguém com quem partilharam uma época tão marcante de suas vidas, e que Deus lhes dê força para suportarem uma perda tão grande!
Quero dar os parabéns ao António Carvalho pela ideia de lançar este site, a todos aqueles que tem colaborado, a todos quantos tem contribuído com as suas palavras para que este seja uma "caixa de correio" tão interessante onde podemos saber mais uns dos outros e agradecer ao Carvalho convite para colaborar o que farei com o maior prazer sempre que possível.
Agora quero desejar a todos um Ano Novo próspero, com muita paz e que apesar de estarmos numa fase conturbada, com instabilidade económica, convulsões politicas, tenhamos esperança de que depois das tempestades sempre vem a bonança!
Para todos um forte abraço e Feliz Ano Novo!
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
De Carocinho Jr.

Comentário em "Pescaria Artesanal":
Anónimo disse...
È com muito gosto que vejo esta foto do meu pai " Carocinho " com os seus camaradas , ele falou-me deste blog e disse-me para ver os tempos dele em Angola, e eu quero felicitar os editores, porque acho que é muito giro recordarem os vossos tempos, e estarem sempre em contacto uns com os outros, afinal de contas eram como que uma família... PARABÉNS.
29 Dezembro, 2008 23:04
Nr। Caríssimo Amigo Carocinho Jr é com imenso prazer que lemos este teu comentário acerca dos camaradas da Cart3514 e bem podes crer que esta amizade, existente entre nós é de facto muito forte e da qual nos orgulhamos bastante, quero-te dizer também que foi com homens como o teu Pai, que conseguimos construir esta união, com lealdade, empenho e camaradagem, sempre disponíveis quando era necessário trabalhar e ajudar, sempre disponíveis quando era para brincar, mas sempre com respeito e amizade, e o António Jacinto Penacho Carocinho era dos mais carismáticos entre todos nós, com ele íamos para todo o lado na sua berliett, apenas um senão aquelas pontes estreitas do leste que ele teimava em passá-las de prego na chapa, não passava nas pontes, voava por cima das pontes, dizia ele com orgulho desmedido depois do perigo passado.
Um abraço
Pai Natal em Gago Coutinho
INAC entrega brinquedos a crianças dos Bundas
Cem crianças do Programa Infantil Comunitário no município dos Bundas, província do Moxico, receberam domingo, em Lumbala Nguimbo, da Direcção Provincial do Instituto Nacional da Criança(INAC), diversos brinquedos, no âmbito da festa antecipada do natal a si dedicado.
No acto de entregue, o director provincial do INAC, Angelino Armando Liló, disse que 14 outros petizes internados na Pediatria do Hospital Municipal dos Bundas beneficiaram também de presentes.
Na ocasião, o responsável desejou rápidas melhoras e festas felizes a todas as crianças que neste momento se encontram doentes e internadas nos distintos estabelecimentos hospitalares do país. Para ele, a criança merece o carinho dos pais e de todo o ser humano que lida nas diferentes instituições públicas e privadas, para criar uma boa harmonia, aproximação e relacionamento entre os menores e mais velhos, em prol de um futuro risonho dos menores.
À margem da festa do natal, 50 crianças dos municípios sede (Moxico), Kamanongue e Bundas (anfitriã), visitaram em Lumbala Nguimbo, o projecto de construção de 40 casas para juventude local, financiado pelo Ministério da Juventudes e Desportos.
O Hospital Municipal, onde estão internadas quatro crianças infectadas por VIH/SIDA e a ponte sobre o rio Nengo, foram igualmente visitados pelos menores que se deslocaram à referida circunscrição, situada a mais de 300 quilómetros, a sul do Luena, para participar da festa do Natal antecipado da criança.
noticia AngolaPress
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
Recordações do Leste de Angola

Aqui me têm de novo, com mais uma contribuição para a continuidade deste "blog", desta vez com uma foto tirada no Bar da FAP no Destacamento de Gago Coutinho em companhia do meu escriturário, o Carrusca. Esta foto foi tirada quando a Sede da CArt se encontrava adida ao BCav.3862 o "Cavalo Branco", portanto no ano de 1972 e no início da nossa comissão, e após a saída do Luanguinga.
Já lá vão decorridos cerca de 36 anos, mas sempre que me acontece esbarrar com estas ou outras fotografias contemporâneas desta, sucede surgirem as inevitáveis recordações e saudades, não digo da situação em si, mas dos tempos que se passaram e que mal-grado as circunstâncias, deixam sempre recordações agradáveis e difíceis de esquecer.
E assim, para futura memória nossa e dos nossos descendentes, aqui fica mais este documento de factos ocorridos connosco, mas que se tornarão documentos com que se fará a continuidade da história que deixaremos aos vindouros.
Não pretendo alongar-me mais, não me tornando maçador e correndo o risco de me tornar repetitivo e assim envio cordiais saudações a todos os colaboradores deste "blog", assim como aos seus visitantes e pedindo-lhes, ao mesmo tempo, que se arrisquem a mostrar-se e contribuírem com mais alguns "documentos " que interessem à nossa comum História.
Cumprimentos a todos do amigo
Botelho
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Natal de 73
Noite de silêncio!
No coração dos homens o desejo; de alegria, de paz e de amor.
Foi assim há 35 anos numa noite cálida e tranquila, algures nas matas do Nengo, que a CART 3514 celebrou o seu 2º Natal em terras angolanas. Foi uma noite diferente. Uma noite em que, de forma especial, nos tocou o coração inebriando a alma. Foi uma festa. Uma pequena grande festa.
Reunimo-nos no espaço do refeitório. Fizémos uma ligeira ornamentação para criarmos ambiência. Só o necessário para o enquadramento desejado: Três armas metralhadoras G3 ensarilhadas e envolvidas num laço vermelho colocado junto aos tapa-chamas, uma vela acesa. Ambiente simples, real, cheio de força e de meditação. Simplesmente divinal!
Devidamente aprumados, lá estava o nosso Grupo Coral - o da CART 3514 -.
Apresentámos uma tômbola de canções, misturando as clássicas de Natal com outras ditas de intervenção ou resistência. O que não valeu termos tido o Comandante que tivémos...
Já era assim, mesmo antes do 25 de Abril, que entendíamos, ainda que de forma ingénua, a realidade politica portuguesa e a malfadada guerra colonial. Deste modo, nada mais lógico do que cantarmos o "hino da revolta" do Francisco Fanhais: "Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar. A bomba de Hiroshima, vergonha de nós todos, reduziu a cinzas a carne das crianças".
Assim se abriu o nosso humilde mas entusiástico recital, passando-se de seguida para as melodias natalícias, com letras adaptadas à realidade de então como; "Homens da terra jamais, jamais a guerra. Natal, natal justiça e paz. Natal, natal, nasceu o Redentor".
De facto Ele, no seu tempo, foi o redentor. Para os crentes - e o Natal é a festa dos cristãos - Ele foi o libertador do seu povo. O revolucionário que pôs em causa todos os cânones farisaicos de então, deixando uma mensagem de luta e esperança, aos pobres e aos oprimidos do jugo esclavagista.
Ainda hoje estou vendo e ouvindo aquelas vozes firmes e estridentes do Botelho, do Dinis, do Paulo Ribeiro e de tantos outros, cheias de juventude, de energia, de garra e de amor.
Valeu a pena esta experiência que certamente terá ficado gravada no consciente de todos nós.
Tal como ontem, hoje também é um dia especial. É dia de Natal...
Votos de um Santo Natal para todos os companheiros da CART 3514 e suas familias.
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Notas Soltas
Estava ansioso por voltar a navegar nos pedaços de memória que cada qual aqui vai registando, alicerçando desta forma momentos únicos de vivência solidária construida há tantos anos, mas que perdurarão para todo o sempre no consciente profundo do nosso ser.
Algumas novidades aqui observei. De entre elas destaco;
1 - Morte do Zé Abreu.
Que momento triste! Estava eu entrando num restaurante com mais cerca de 20 colegas de trabalho para confraternizarmos num jantar de Natal em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, quando soube da noticia através do João Medeiros e, de seguida, pelo Carvalho. Sinceramente não esperava que tal acontecesse pois, aqui e ali, ía sabendo dele e do seu estado de saúde, levando-me a acreditar que voltaríamos a abraçá-lo no próximo encontro de 2009. Pior ainda quando soube que faleceu, não pela doença que o afectou nos últimos anos, mas por outra que, supostamente, ninguém esperaria.
O meu primeiro gesto foi o de erguer ao Alto o meu sentimento divino, só que, enquanto o fazia, mentalmente recordava-o com o seu ar alegre de menino, sorriso rasgado, olhos brilhantes, de calções e T shirt branca gravada com o logotipo dos Panteras Negras, chutando a bola num campo de futebol qualquer, provávelmente, no de Gago Coutinho.
É esta a imagem que retenho do Zé e é com ela que a quero ver, sempre, registada na minha memória.
Para a família enlutada um abraço emocionado de profundo pesar.
2 - Encontro com o João Medeiros
Quem diria que, ao entrar num restaurante em S. Miguel, à minha frente, se encontrava o companheiro João Medeiros e sua família em jantar informal, comendo um belíssimo peixe grelhado?
Alongámos o jantar com um grande e afectuoso abraço, cheio de uma amizade profunda que sempre nos uniu desde que nos conhecemos em terras algarvias no 2º trimestre de 1971.
Espero que a sua filha e esposa o vá obrigando a ser presença mais assídua no nosso blogue e que o faça transpôr para estas páginas, tantas e tão belas e alegres imagens que dele, todos nós temos, que muito nos fizeram rir nos momentos mais sórdidos por que passámos em África.
3 - Contacto com o Carvalho
A seguir ao jantar, passeando à noite na avenida da bonita cidade de Ponta Delgada, recebo uma chamada do Carvalho confirmando a noticia do Abreu, estranhando por outro lado a minha ausência do blogue e anunciando que o Botelho queria falar comigo. Solicitei-lhe o contacto e lá fui, agora no Hotel, atrás do amigo Botelho.
4 - Alô, alô Botelho!
Era ele mesmo. De voz inconfundível ali estava o homem de carne e osso. Nem dava para enganar ou sequer duvidar. Espantoso que após tantos anos, era a mesma pessoa. Lá conversámos algumas coisas, esclarecemos outras e apalavrámos encontro para finais de Janeiro, altura em que voltarei, em serviço, à sua ilha. Vou levar o João comigo. Combinado? Um parêntesis para dizer-lhe que só hoje li os E.Mails que me enviou. Desde final de Novembro que não consultava o correio electrónico pois utilizo mais um outro endereço. De qualquer forma irei responder, por essa via, aos seus E.Mails.
5 - Surpresa Manuel Monteiro
Bravo companheiro! Que agradável surpresa ver-te - ainda que com aspecto jovem - e ler-te no nosso blogue. Gostei do que li sobretudo pela forma enfática como demonstras sentir o afecto pelos teus companheiros de outrora, fruto daquilo que sempre foste enquanto homem: pessoa simples, de sorriso aberto, franco, amigo, solidário, razões mais que suficientes para termos de ti uma excelente imagem. Espero que, no próximo encontro, possamos dar aquele abraço...
6 - De novo o César
Mais um escrito do César recheado de fotos comprovativas do evento mencionado. Gostei muito de ver camaradas do meu pelotão empenhados na tarefa de conseguir passar um noite de Natal o mais alegre possível, no acampamento da latriteira.
Estávamos no Natal de 72! Recordo-me da excelente ementa, dos preparativos mencionados pelo César e da nostalgia de vivermos um Natal naquelas condições.
São momentos sublimes, inimagináveis até, aqui trazidos à memória de nós todos, que contribuiram também por nos ajudar a crescer como cidadãos e como HOMENS, fortalecendo a nossa honra e dignidade, numa tríade de sentimentos contraditórios de revolta, liberdade e sensatez.
Um abraço e... até breve.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Natal de 2008
Natal em Gago Coutinho
Trezentos petizes dos municípios dos Bundas, Kamanongue e Moxico(sede) participaram, domingo último, na sede municipal dos Bundas (Lumbala Nguimbo), da festa do Natal antecipado, organizado pela Direcção Provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC).
No acto, que se registou pela primeira vez na história da província, em que crianças de várias circunscrições se reúnem para festejar o dia da família, os participantes, brincaram, declamaram poesias, cantaram e exibiram danças modernas e tradicionais ao ritmo folclórico da região.
Orientada pela directora provincial da Assistência e Reinserção Social (Minars), Ana Filomena Chipoia, em representação da esposa do governador provincial, Isabel Baptista dos Santos, a cerimónia foi marcada com a leitura de uma mensagem de felicitações das crianças.
Na mensagem, os petizes solicitaram ao governo local que no próximo Natal/2009, sejam concentradas numa única localidade, crianças dos 09 municípios que compõem a província para juntos brindarem.
Louvaram a iniciativa do governo e os esforços empreendidos na recuperação das infra-estruturas sociais a nível da província, sobretudo, na criação de novos estabelecimentos de ensino, hospitais, áreas de lazer e outros locais de interesse público.
Pediram igualmente a colocação de novos professores em todas escolas para fazerem face a explosão escolar no próximo ano lectivo, tendo em conta o enquadramento de crianças que se encontram fora do sistema normal do ensino, bem como aumentar enfermeiros para cobrir a rede sanitária em todas as circunscrições.
Em resposta, Ana Chipoia, disse que a reabilitação e construção de mais escolas e Postos de Saúde, nas distintas localidades desta província, consta das prioridades do Programa do Governo Provincial para o ano 2009.
“O governo estará sempre empenhado na criação de condições necessárias para melhorar a vida das populações, em especial das crianças” frisou a responsável do Minars, manifestando o desejo de ver os petizes a viverem saudável, instruídas e felizes para o seu bem-estar social.
Na cerimónia de apresentação dos cumprimentos de fim do ano, o governador provincial, João Ernesto dos Santos "Liberdade", anunciou como prioridades no programa do governo local, os sectores da Educação, Saúde, Energia e Águas.
Adiantou que serão reabilitadas escolas de diferentes ciclos e centros de saúde e construção de outros, com vista a oferecer aos educandos um ambiente tranquilo, sereno e propício à aprendizagem.
O governante indicou que o programa prevê ainda a reabilitação de varias infra-estruturas para facilitar o crescimento rápido da província.
noticia AngolaPress
sábado, 20 de dezembro de 2008
Ano Novo 73/74 /Nengo

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
O Natal é uma festa de família

Esta frase, que tantas vezes ouvimos, para mim, terá ainda mais sentido, porque uma família especial a «CART 3514» torna a próxima noite de Natal muito, muito diferente das pretéritas, na saudade e na recordação.
Porque somos muitos a fazer parte desta mesma família «CART 3514» o seu Blog passou a ser ponto de encontro e referência. Assim, aproveito esta via e a época para saudar todos os camaradas em geral a quem quero aqui deixar desejos de Bom Natal e muita saúde, e às suas digníssimas famílias. Para os editores desta página, um bem hajam e uma saudação especial, por serem as alavancas desta obra que nos reconforta a todos .
Ao César Correia, as minhas desculpas, por não me lembrar dele. Por muito que olhe para as suas fotos, não o consigo descortinar nas minhas memórias, todavia um forte abraço, tanto pelo seu contributo presente como pelo do passado; Ao Octávio Botelho (haja respeito, na época era o nosso 1º Sarg, mas muito miliciano) um grande abraço do fundo do coração. De certeza que ainda lhe vou oferecer a 1ª edição do dicionário, logo que ele saia, com o novo acordo ortográfico, era o homem que sabia a etimologia de todas as palavras, ele era ÚNICO, além do mais um bom amigo; Ao António Soares, camarada distinto na sua amizade, muito solidário, faceta vincada pela sua origem insular, um abraço muito grande do tamanho dos anos que já passaram sem nos voltarmos a encontrar; Ao António Carvalho, ribatejano de gema, e como tal , habituado à largueza e à liberdade das campinas da sua terra, indomável, capaz de vencer todas as adversidades para conseguir os objectivos a que se propõe, um abraço e o meu MUITO OBRIGADO, por teres lançado o BLOG sobre a «CART3514» “panteras negras”, para fazer lembrar a todos os camaradas que toda a nossa vida é uma primavera, temos em nós saudade e RECORDAÇÕES que não envelhecem E a saudade anima toda a nossa caminhada”.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Natal de 1972 no Mussuma



segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Exemplo acabado do estado de "saúde" da imprensa
Camaradas veteranos de Ultramar
http://www.correiomanha.pt/errorpage.htm?aspxerrorpath=/Comentar.aspx com uma página totalmente em branco, encimada por aviso - nunca antes lido em parte alguma - «Sistema Sobrecarregado. Por favor tente mais tarde.»
à qual se seguiu «consulta, incluindo os resultados omitidos» que apenas "remetem", entre outros inconclusivos resultados, para o mesmo CM online (?), destacando-se o endereço deste vosso blog
http://cart3514.blogspot.com/2008/12/lobo-antunes.html o qual é, neste momento, o único local onde ainda pode ser lido, na íntegra, o texto original - de facto "original" (!!) - das declarações do multi laureado ALA.
3 - As «crianças» do BArt3835 mataram «indiscriminadamente»?! Quem tão gravemente acusa, faz prova. De contrário...
Melhores cumprimentos
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Adeus Amigo Zé Abreu
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Gago Coutinho
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Lobo Antunes
08 Dezembro 2008
Lobo Antunes fala da Guerra Colonial. Tinha jeito para matar e não sente remorsos pelo que fez em Angola: é assim António Lobo Antunes, polémico na cidade mexicana de Guadalajara, onde se deslocou para receber o prémio da Feira Internacional do Livro de Línguas Românicas, e falou da sua experiência na Guerra Colonial.
"Eu tinha talento para matar e isso foi a coisa mais terrível que me aconteceu. Para morrer e para matar, eu era bom", disse o escritor ao diário ‘La Jornada’, descrevendo a luta em Angola como uma "guerra de crianças" (por causa da idade dos soldados) e falando do impulso para a vida que, durante um conflito, se sobrepõe a tudo.
"Na guerra, não te questionas se aquilo que estás a fazer é justo ou injusto. A única coisa que importa é sair dali vivo", afirmou, confessando que, para ser transferido para uma zona mais calma, o seu batalhão matou indiscriminadamente, matava-se tudo, não se faziam prisioneiros e, do outro lado, era a mesma coisa. E o pior é que não sinto culpa", concluiu o escritor.
in Correio da Manhã
sábado, 6 de dezembro de 2008
Documentos D´outrora (4)

terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Mais um Prémio para Lobo Antunes

Ps: O escritor António Lobo Antunes esteve em Ninda e Chiúme, no sub-sector de Gago Coutinho na Zona Miltar Leste entre Dez. de 1970 e Jan. 1972 como médico e militar no BART 3835 incorporado na Cart.3313, como aqui já foi descrito num artigo públicado em Agosto de 2008 com o titulo "Romance, Realidade ou Ficção ?"
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Estórias de Évora (1)

