o0o A Companhia de Artilharia 3514 foi formada/mobilizada no Regimento de Artilharia Ligeira Nº 3 em Évora no dia 13 de Setembro de 1971, fez o IAO na zona de Valverde/Mitra em Dezembro desse ano o0o Embarcou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Província do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos em 72/73 ao BCav.3862 e em 73/74 ao BArt.6320 oOo O efectivo da Companhia era formada por 1 Capitão Miliciano, 4 Alferes Mil, 2 1º Sargentos do QP, 15 Furriéis Mil, 44 1º Cabos, 106 Soldados, num total de 172 Homens, entre os quais 125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

sábado, 6 de dezembro de 2008

Documentos D´outrora (4)

O Bate Estradas

A Cart.3514 tinha como endereço postal o S P M 6026

Quem não se recorda dos célebres aerogramas, também conhecidos por «bate estradas» oferecidos gratuitamente, a todos os militares, destacados nas campanhas ultramarinas, que todos nós usávamos para enviar noticias aos familiares, namorada e amigos. Este meio de comunicação foi criado em 1961 por uma associação Salazarista denominada Movimento Nacional Feminino, que detinha os direitos e a responsabilidade na edição e distribuição pelas unidades militares nos vários teatros de operações. Este exemplar em anexo foi remetido do S P M 6026 (Cart.3514) e carimbado pelo Serviço Postal no PMC 206 (G. Coutinho) no dia 13.12.72 em Angola com destino a Portugal.
Apenas por curiosidade, muito deste correio era violado pela pela pide, e aquele que continha indiscrições ficava pelo caminho, e depois, havia normas a seguir, o remetente só podia incluir o Nome o Posto e o S P M, no destinatário em vez de Portugal escrevia-se Metrópole.

3 comentários :

  1. Caros amigos:
    É mais uma imagem esbatida, mas ao mesmo tempo bem vincada, a dos famosos "bate-estradas" que eram a maneira de nos proporcionar,
    gratuitamente, a comunicação escrita com os nossos familiares e amigos e, como disse o Carvalho, a melhor e mais discreta forma de censurarem o nosso correio. É, porém, importante assinalar que os aerogramas de cor azul eram exclusivamente destinados a ser ex-
    pedidos do Ultramar para a Metrópole, porquanto existiam outros, estes de cor amarela para as correspondências em sentido inverso - Metrópole- Ultramar.
    Embora este facto não tenha importância de maior, fica assim complementada e esclarecida a utilzação dos citados "bate-estradas", isto sem intenção de pretender dar lições de nada ao caro amigo Carvalho sobre a maté-
    ria em causa... É apenas e só um comentário.
    Sem mais, vou terminar pois já estou a alongar-me.
    Cordiais saudações aos restantes colaboradores.
    Um abraço para todos do amigo

    Botelho

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  2. Amigo Botelho faço das suas palavras uma lição, eu já naõ me recordava desse pequeno pormenor, a cor dos aerogramas enviados da Metrópole para o Ultramar, de facto não eram iguais, agradeço a dica.
    Um abraço

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  3. Caro Carvalho:

    Não é caso para tanto!...
    Toma-o pelo que é!... Um simples comentário e nada mais.
    Um abraço

    Botelhoarba

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