o0o A Companhia de Artilharia 3514 voou para Angola no dia 2 de Abril de 1972 (Domingo de Páscoa) num Boeing 707 dos Tams e regressou no dia 23 de Julho de 1974, após 842 dias na ZML de Angola, no subsector de Gago Coutinho, Provincia do Moxico o0o Rendemos a CCAÇ.3370 em Luanguinga em 11 de Abril de 1972 e fomos rendidos pela CCAÇ.4246 na Colina do Nengo em Junho de 1974. Estivemos adidos ao BCav3862 e depois ao BArt6320 oOo O Efectivo da Companhia era composto por 172 Homens «125 Continentais, 43 Cabo-Verdianos e 4 Açorianos» oOo

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Natal em Gago Coutinho

Crianças da província festejam Natal em Lumbala Nguimbo
Trezentos petizes dos municípios dos Bundas, Kamanongue e Moxico(sede) participaram, domingo último, na sede municipal dos Bundas (Lumbala Nguimbo), da festa do Natal antecipado, organizado pela Direcção Provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC).
No acto, que se registou pela primeira vez na história da província, em que crianças de várias circunscrições se reúnem para festejar o dia da família, os participantes, brincaram, declamaram poesias, cantaram e exibiram danças modernas e tradicionais ao ritmo folclórico da região.
Orientada pela directora provincial da Assistência e Reinserção Social (Minars), Ana Filomena Chipoia, em representação da esposa do governador provincial, Isabel Baptista dos Santos, a cerimónia foi marcada com a leitura de uma mensagem de felicitações das crianças.
Na mensagem, os petizes solicitaram ao governo local que no próximo Natal/2009, sejam concentradas numa única localidade, crianças dos 09 municípios que compõem a província para juntos brindarem.
Louvaram a iniciativa do governo e os esforços empreendidos na recuperação das infra-estruturas sociais a nível da província, sobretudo, na criação de novos estabelecimentos de ensino, hospitais, áreas de lazer e outros locais de interesse público.
Pediram igualmente a colocação de novos professores em todas escolas para fazerem face a explosão escolar no próximo ano lectivo, tendo em conta o enquadramento de crianças que se encontram fora do sistema normal do ensino, bem como aumentar enfermeiros para cobrir a rede sanitária em todas as circunscrições.
Em resposta, Ana Chipoia, disse que a reabilitação e construção de mais escolas e Postos de Saúde, nas distintas localidades desta província, consta das prioridades do Programa do Governo Provincial para o ano 2009.
“O governo estará sempre empenhado na criação de condições necessárias para melhorar a vida das populações, em especial das crianças” frisou a responsável do Minars, manifestando o desejo de ver os petizes a viverem saudável, instruídas e felizes para o seu bem-estar social.
Na cerimónia de apresentação dos cumprimentos de fim do ano, o governador provincial, João Ernesto dos Santos "Liberdade", anunciou como prioridades no programa do governo local, os sectores da Educação, Saúde, Energia e Águas.
Adiantou que serão reabilitadas escolas de diferentes ciclos e centros de saúde e construção de outros, com vista a oferecer aos educandos um ambiente tranquilo, sereno e propício à aprendizagem.
O governante indicou que o programa prevê ainda a reabilitação de varias infra-estruturas para facilitar o crescimento rápido da província.
noticia AngolaPress

Sem comentários :

Enviar um comentário